terça-feira, 30 de maio de 2006

nutrição amorosa

Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho
Vivo tranqüilo, a liberdade é quem me faz carinho
"Satisfeito", Marisa Monte
Se aproxima o dia dos namorados. Data comercial ou não, desperta reações diversas nas pessoas. Percebi hoje, ao conversar com um amigo, um importante dado sobre relacionamentos que, mais uma vez, a Biologia explica:
  • seres heterótrofos: Dependem de um dos elementos de um relacionamento para processar o que chamamos de satisfação. As reações que ocorrem para a produção desta sensação são muitas, mas com uma característica comum: são necessariamente dependentes de uma dessas reações. Alguns precisam se sentir amados; outros, apenas amar alguém. Alguns precisam se sentir completos com alguém, outros, é uma questão social - politicamente incorreto e não assumido, mas bastante presente na espécie humana.
  • seres autótrofos: são os citados por Marisa Monte (em música escrita em parceria da cantora com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes). Não dependem de ninguém: produzem, dentro de si, a substância satisfação. Utilizam elementos do relacionamento para produzir a satisfação, mas não depende dele. Não se incomoda, em nenhum aspecto, com o fato de estar sozinho. Auto-suficiente, em suma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»